Cursos moculares de

massoterapia, terapia hol√≠stica, acupuntura  

My Image

MASSAGEM INTEGRATIVA ENERG√ČTICA


Para aquele que nunca praticou massagem, o ponto mais difícil é a forma de tocar o corpo da outra pessoa. Como num diálogo de palavras, quando ainda não conhecemos o interlocutor ou acabamos de ser apresentados, faltam-nos palavras e as conversas costumam se constituir de perguntas e respostas rápidas e frias.

No nosso caso, o diálogo é composto de tato, que por ser muito mais ativo do que o sentido da audição, requer de ambas as partes muito mais empenho.

Um conselho √© que antes de mais nada, procure relaxar todos os seus m√ļsculos, esvaziar completamente seu campo de aten√ß√£o, afastando os pensamentos relacionados com o mundo exterior ao momento da massagem e agu√ßar ao m√°ximo a sua vis√£o t√°til.

Ao iniciar o toque procure transmitir sentimentos de afeto, respeito, harmonia, sensibilidade e interesse m√ļtuo.


Definição:

Podemos defini-la como sendo um conjunto de toques exercidos sobre o corpo com fins terap√™uticos, desportivos, est√©ticos, emocionais, l√ļdicos ou sexuais.


Efeitos da Massagem:

Agindo sobre a pele e √≥rg√£os profundos, a massagem tem dois principais efeitos: um efeito indireto, psicol√≥gico, fisiol√≥gico, de repercuss√£o geral; e um efeito direto, muscular, mec√Ęnico, de repercuss√£o local.


Efeitos sobre a pele:

a massagem age sobre a pele removendo camada epitelial, desobstruindo os poros, sobre a circula√ß√£o cut√Ęnea, e, al√©m de aumentar a temperatura local, tem ainda uma a√ß√£o calmante, pois atua sobre os filetes sensitivos, diminuindo sua hiperexcitabilidade.

A massagem torna a pele mais fina e el√°stica.


Efeitos sobre o tecido celular subcut√Ęneo:

este tecido ocupa o espa√ßo entre a pele e os m√ļsculos e √© muito rico em vasos linf√°ticos.

O que determina a espessura do tecido celular subcut√Ęneo √© a maior ou menor quantidade de gordura.

A massagem desse tecido tem a probabilidade de aumentar a absorção e a eliminação de gorduras. Isto somente é possível com a massagem de pinçamento que reduz a gordura a pequeníssimos glóbulos e provavelmente absorvíveis.


Efeitos sobre o tecido adiposo, (Gordura):

é prática comum o uso da massagem para emagrecimento.

O Dr. Roenthal, pesquisador que estudou os efeitos da massagem sobre a gordura, teve a paci√™ncia de engordar um certo n√ļmero de cobaias e depois submeteu-as a     vigorosas    massagens    abdominais   com  o   intuito  de        

emagrec√™-las. N√£o conseguiu. Ap√≥s a massagem ele retirava peda√ßos de gordura e examinava-os ao  microsc√≥pio e observava a exist√™ncia de hemorragia capilar, por√©m n√£o notava a elimina√ß√£o da gordura.

Entretanto, é importante ressaltar que a massagem pode emagrecer indiretamente, aumentando a diurese, a sudorese, aumentando o metabolismo e reduzindo a gordura a glóbulos extremamente pequenos que provavelmente possam ser absorvidos e eliminados.


Efeitos sobre os m√ļsculos:

uma massagem vigorosa n√£o d√° lugar a forma√ß√£o de √Ācido L√°ctico e consequentemente acidose e evitando a fadiga muscular; desfaz a Ader√™ncia Fibrosa das fibras musculares, aumentando indiretamente a for√ßa muscular, pois estimula mecanicamente os m√ļsculos e melhora muito a circula√ß√£o e consequentemente a nutri√ß√£o muscular com evidente aumento da sua energia vital. √Č um dos fatos mais indiscut√≠veis da massagem o aumento do volume muscular.


Efeitos sobre a circula√ß√£o (sang√ľ√≠nea e linf√°tica):

a massagem pode agir sobre a circula√ß√£o de dois modos: primeiro atrav√©s de um efeito mec√Ęnico que, feita no sentido centr√≠peto, auxilia a circula√ß√£o de retorno. Segundo, determinando a contra√ß√£o reflexa musculares lisas das paredes dos vasos de tal modo que mant√©m ou restaura sua tonicidade normal.

A massagem determina um not√°vel aumento das trocas nutritivas entre a corrente sang√ľ√≠nea e os tecidos, melhorando deste modo seu metabolismo.


Efeitos sobre o Sistema Nervoso:

a massagem pode agir de vários modos sobre o sistema nervoso, dependendo das técnicas empregadas, da dose e da pressão aplicada.

A massagem suave é calmante e sedativa; a massagem vigorosa estimula e excita os nervos.

N√£o h√° d√ļvida de que a massagem exerce efeito tanto sobre o Sistema Nervoso Central como sobre as termina√ß√Ķes nervosas sensoriais e ainda sobre os nervos motores, tendo ssim um efeito local.


Efeitos sobre o metabolismo:

como agente f√≠sico e mec√Ęnico que √©, a massagem exerce uma certa influ√™ncia sobre o metabolismo.

A massagem é capaz de aumentar a eliminação de certos elementos constituintes da urina, aumentando a diurese através da massagem abdominal.



Manobras:


As manobras da massagem produzem de acordo com o ritmo, intensidade e velocidade, assim sendo; manobras lentas têm efeito calmante, analgésico e antiespasmódico; manobras rápidas têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante.


Deslizamento:

√© um movimento introdut√≥rio, e constitui o primeiro tempo de qualquer massagem em cada parte do corpo. Trabalha-se com a palma da m√£o-aberta, que se desloca sobre a pele, sem deprimi-la. √Č muito relaxante, nutrindo ao mesmo tempo a √°rea que est√° sendo massageada, e o resto   do corpo. Inicia-se

com um toque suave e superficial e vai-se aprofundando durante o trabalho. Os deslizamentos atuam sobre as termina√ß√Ķes nervosas sensitivas da pele, habituando-a ao contato da m√£o do massagista e preparando-a para as manobras mais vigorosas.


Fricção:

a aten√ß√£o agora passa para as extremidades dos dedos que executar√£o pequenos c√≠rculos de penetra√ß√£o m√©dia para profunda, em torno das articula√ß√Ķes dos ossos para quebrar os dep√≥sitos e ader√™ncias e para afrouxar as articula√ß√Ķes em geral. √Č tamb√©m eficiente no tratamento de bloqueios f√≠sicos relacionados com problemas emocionais, subluxa√ß√Ķes e ac√ļmulos de toxinas no corpo.


Amassadura ou Amassamento:

a amassadura √© uma classifica√ß√£o geral que inclui diversos tipos diferentes de manobras para cada parte do corpo , de acordo com a musculatura a ser trabalhada. Ela tem um efeito estimulador e nutritivo dos m√ļsculos, dos vasos sang√ľ√≠neos, dos linf√°ticos e do sistema nervoso.


Percuss√£o:

√© um movimento estimulante do sistema nervoso, do fluxo sang√ľ√≠neo e do t√īnus muscular. O efeito e a qualidade desta forma de massagem depende muito do ritmo e da freq√ľ√™ncia com que √© realizada e por isto exige do massagista muita habilidade e experi√™ncia. As pancadinhas de leve t√™m um efeito sedativo. A maior parte da percuss√£o √© feita com um movimento alternado das m√£os enquanto elas e os bra√ßos ficam muito frouxos e relaxados.

O primeiro tipo de percuss√£o √© o Ulnar. Isto se faz com a face ulnar do punho fechado. Geralmente √© um movimento muito forte para ser feito no sacro. Estimula os nervos do sistema nervoso aut√īnomo e relaxa a tens√£o da p√©lvis.

O segundo tipo √© o Palmar. Formar conchas com as m√£os, afast√°-las alguns cent√≠metros da superf√≠cie da pele e com movimentos alternados martelar, delicadamente e firmemente, a regi√£o de trabalho. Indicado para regi√Ķes de maior sensibilidade, por exemplo a regi√£o ventral.

Uma outra forma de percussão é o Tambolilamento. Percutir com todos os dedos, mais precisamente com a polpa das extremidades, alternando entre si, com movimentos suaves e relaxados.

As manobras de percussão devem ser feitas o mais rapidamente possível, de modo a criar uma espécie vibratória de sensação. Não empregue qualquer movimento de percussão nas costas, em cima dos rins, pois poderia causar-lhes lesão.

PRECAU√á√ēES QUE O TERAPEUTA DEVE TOMAR AO FAZER A MASSAGEM


Lavar as m√£os antes e depois da massagem

Não usar jóias ou bijuterias, etc.

Não usar roupas ou calçados sintéticos, usar roupas de fibras naturais

Evitar roupas apertadas e de cor escuras

Manter as unhas aparadas

Cabelos presos

Observar postura corporal ao fazer ou receber a massagem

Quando sentir:  coceira, dor de cabe√ßa, dor em alguma regi√£o do corpo, bocejos. Utilizar √°lcool fazendo deslizamento em toque de pluma (do centro para a periferia), jogando em dire√ß√£o ao ch√£o

Trocar o lençol a cada paciente


PRINCIPAIS MANOBRAS DA MASSAGEM


Deslizamento suave e profundo

Amassadura (muscular)

Fricção (óssea e articular)

Percuss√£o (oxigenadora)

Estiramento (articular)

Rolamento (relaxante)

Pressão (óssea articular)

Tração (oxigenadora)

Vibração (energética)


AÇÃO DA MASSAGEM


Energizadora

Oxigenadora

Diurético

Equilibrador da press√£o sang√ľ√≠nea

Relaxante