MASSAGEM INTEGRATIVA ENERGÉTICA
Para aquele que nunca praticou massagem, o ponto mais difícil é a forma de tocar o corpo da outra pessoa. Como num diálogo de palavras, quando ainda não conhecemos o interlocutor ou acabamos de ser apresentados, faltam-nos palavras e as conversas costumam se constituir de perguntas e respostas rápidas e frias.
No nosso caso, o diálogo é composto de tato, que por ser muito mais ativo do que o sentido da audição, requer de ambas as partes muito mais empenho.
Um conselho é que antes de mais nada, procure relaxar todos os seus músculos, esvaziar completamente seu campo de atenção, afastando os pensamentos relacionados com o mundo exterior ao momento da massagem e aguçar ao máximo a sua visão tátil.
Ao iniciar o toque procure transmitir sentimentos de afeto, respeito, harmonia, sensibilidade e interesse mútuo.
Definição:
Podemos defini-la como sendo um conjunto de toques exercidos sobre o corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos, emocionais, lúdicos ou sexuais.
Efeitos da Massagem:
Agindo sobre a pele e órgãos profundos, a massagem tem dois principais efeitos: um efeito indireto, psicológico, fisiológico, de repercussão geral; e um efeito direto, muscular, mecânico, de repercussão local.
Efeitos sobre a pele:
a massagem age sobre a pele removendo camada epitelial, desobstruindo os poros, sobre a circulação cutânea, e, além de aumentar a temperatura local, tem ainda uma ação calmante, pois atua sobre os filetes sensitivos, diminuindo sua hiperexcitabilidade.
A massagem torna a pele mais fina e elástica.
Efeitos sobre o tecido celular subcutâneo:
este tecido ocupa o espaço entre a pele e os músculos e é muito rico em vasos linfáticos.
O que determina a espessura do tecido celular subcutâneo é a maior ou menor quantidade de gordura.
A massagem desse tecido tem a probabilidade de aumentar a absorção e a eliminação de gorduras. Isto somente é possível com a massagem de pinçamento que reduz a gordura a pequeníssimos glóbulos e provavelmente absorvíveis.
Efeitos sobre o tecido adiposo, (Gordura):
é prática comum o uso da massagem para emagrecimento.
O Dr. Roenthal, pesquisador que estudou os efeitos da massagem sobre a gordura, teve a paciência de engordar um certo número de cobaias e depois submeteu-as a vigorosas massagens abdominais com o intuito de
emagrecê-las. Não conseguiu. Após a massagem ele retirava pedaços de gordura e examinava-os ao microscópio e observava a existência de hemorragia capilar, porém não notava a eliminação da gordura.
Entretanto, é importante ressaltar que a massagem pode emagrecer indiretamente, aumentando a diurese, a sudorese, aumentando o metabolismo e reduzindo a gordura a glóbulos extremamente pequenos que provavelmente possam ser absorvidos e eliminados.
Efeitos sobre os músculos:
uma massagem vigorosa não dá lugar a formação de Ácido Láctico e consequentemente acidose e evitando a fadiga muscular; desfaz a Aderência Fibrosa das fibras musculares, aumentando indiretamente a força muscular, pois estimula mecanicamente os músculos e melhora muito a circulação e consequentemente a nutrição muscular com evidente aumento da sua energia vital. É um dos fatos mais indiscutíveis da massagem o aumento do volume muscular.
Efeitos sobre a circulação (sangüínea e linfática):
a massagem pode agir sobre a circulação de dois modos: primeiro através de um efeito mecânico que, feita no sentido centrípeto, auxilia a circulação de retorno. Segundo, determinando a contração reflexa musculares lisas das paredes dos vasos de tal modo que mantém ou restaura sua tonicidade normal.
A massagem determina um notável aumento das trocas nutritivas entre a corrente sangüínea e os tecidos, melhorando deste modo seu metabolismo.
Efeitos sobre o Sistema Nervoso:
a massagem pode agir de vários modos sobre o sistema nervoso, dependendo das técnicas empregadas, da dose e da pressão aplicada.
A massagem suave é calmante e sedativa; a massagem vigorosa estimula e excita os nervos.
Não há dúvida de que a massagem exerce efeito tanto sobre o Sistema Nervoso Central como sobre as terminações nervosas sensoriais e ainda sobre os nervos motores, tendo ssim um efeito local.
Efeitos sobre o metabolismo:
como agente físico e mecânico que é, a massagem exerce uma certa influência sobre o metabolismo.
A massagem é capaz de aumentar a eliminação de certos elementos constituintes da urina, aumentando a diurese através da massagem abdominal.
Manobras:
As manobras da massagem produzem de acordo com o ritmo, intensidade e velocidade, assim sendo; manobras lentas têm efeito calmante, analgésico e antiespasmódico; manobras rápidas têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante.
Deslizamento:
é um movimento introdutório, e constitui o primeiro tempo de qualquer massagem em cada parte do corpo. Trabalha-se com a palma da mão-aberta, que se desloca sobre a pele, sem deprimi-la. É muito relaxante, nutrindo ao mesmo tempo a área que está sendo massageada, e o resto do corpo. Inicia-se
com um toque suave e superficial e vai-se aprofundando durante o trabalho. Os deslizamentos atuam sobre as terminações nervosas sensitivas da pele, habituando-a ao contato da mão do massagista e preparando-a para as manobras mais vigorosas.
Fricção:
a atenção agora passa para as extremidades dos dedos que executarão pequenos círculos de penetração média para profunda, em torno das articulações dos ossos para quebrar os depósitos e aderências e para afrouxar as articulações em geral. É também eficiente no tratamento de bloqueios físicos relacionados com problemas emocionais, subluxações e acúmulos de toxinas no corpo.
Amassadura ou Amassamento:
a amassadura é uma classificação geral que inclui diversos tipos diferentes de manobras para cada parte do corpo , de acordo com a musculatura a ser trabalhada. Ela tem um efeito estimulador e nutritivo dos músculos, dos vasos sangüíneos, dos linfáticos e do sistema nervoso.
Percussão:
é um movimento estimulante do sistema nervoso, do fluxo sangüíneo e do tônus muscular. O efeito e a qualidade desta forma de massagem depende muito do ritmo e da freqüência com que é realizada e por isto exige do massagista muita habilidade e experiência. As pancadinhas de leve têm um efeito sedativo. A maior parte da percussão é feita com um movimento alternado das mãos enquanto elas e os braços ficam muito frouxos e relaxados.
O primeiro tipo de percussão é o Ulnar. Isto se faz com a face ulnar do punho fechado. Geralmente é um movimento muito forte para ser feito no sacro. Estimula os nervos do sistema nervoso autônomo e relaxa a tensão da pélvis.
O segundo tipo é o Palmar. Formar conchas com as mãos, afastá-las alguns centímetros da superfície da pele e com movimentos alternados martelar, delicadamente e firmemente, a região de trabalho. Indicado para regiões de maior sensibilidade, por exemplo a região ventral.
Uma outra forma de percussão é o Tambolilamento. Percutir com todos os dedos, mais precisamente com a polpa das extremidades, alternando entre si, com movimentos suaves e relaxados.
As manobras de percussão devem ser feitas o mais rapidamente possível, de modo a criar uma espécie vibratória de sensação. Não empregue qualquer movimento de percussão nas costas, em cima dos rins, pois poderia causar-lhes lesão.
PRECAUÇÕES QUE O TERAPEUTA DEVE TOMAR AO FAZER A MASSAGEM
Lavar as mãos antes e depois da massagem
Não usar jóias ou bijuterias, etc.
Não usar roupas ou calçados sintéticos, usar roupas de fibras naturais
Evitar roupas apertadas e de cor escuras
Manter as unhas aparadas
Cabelos presos
Observar postura corporal ao fazer ou receber a massagem
Quando sentir: coceira, dor de cabeça, dor em alguma região do corpo, bocejos. Utilizar álcool fazendo deslizamento em toque de pluma (do centro para a periferia), jogando em direção ao chão
Trocar o lençol a cada paciente
PRINCIPAIS MANOBRAS DA MASSAGEM
Deslizamento suave e profundo
Amassadura (muscular)
Fricção (óssea e articular)
Percussão (oxigenadora)
Estiramento (articular)
Rolamento (relaxante)
Pressão (óssea articular)
Tração (oxigenadora)
Vibração (energética)
AÇÃO DA MASSAGEM
Energizadora
Oxigenadora
Diurético
Equilibrador da pressão sangüínea
Relaxante